Acerca de

Algumas de nossas referências são: Evgen Bavcar, Bruce Hall, Pete Eckert, João Maia, fotógrafos que se valeram pela singularidade de seus trabalhos.

​

João Maia é fotógrafo de esportes, duas vezes fotógrafo oficial das Paraolimpíadas. Bavcar é professor de Estética na Universidade de Sorbonne e já expôs em vários museus pelo mundo. Pete Eckert fez trabalhos para a Vokswagen e a Playboy, além do trabalho autoral que o fez reconhecido internacionalmente com as suas light paintings. Todos cegos.

​

Metodologia e Conteúdo Programático

A metodologia da Escola de Fotógrafos Cegos tem como ponto de partida o estudo sobre Arte e Fotografia Contemporânea da encenadora, cineasta e videoartista Rejane Arruda, por sua vez baseado na sistematização proposta por Charlotte Cotton.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

Princípios sobre equipamentos, sua forma de funcionamento, como abertura de diafragma, velocidade e foco; como lidar com a câmera, como posicioná-la; fundamentos da iluminação em fotografia; volumes, ângulos, texturas e enquadramentos na produção da linguagem fotográfica; História da Fotografia; a Fotografia Contemporânea em diferentes modalidades.

Carga Horária: 18 horas-aula divididas em Turma A e Turma B

MÓDULO 2 - POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA:
“ALGUMA COISA E NADA”

Tudo pode virar imagem, dependendo de como é enquadrado. Objetos aparentemente sem valor do cotidiano; poeira, entulhos, sujeira, lixo, restos de comida, pratos sujos, frutas em fim de feira, utensílios domésticos, são utilizados com surpreendentes resultados estéticos.

MÓDULO 3: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
- FÍSICO E MATERIAL

A composição com objetos. Com objetos à mão no cotidiano, cria-se esculturas, formas fragmentadas, caleidoscópicas, heterogêneas, provocando a interpretação. A modalidade não define um único estilo, mas permite muitas “brincadeiras” diferentes de composição.

MÓDULO 4: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
- VIDA ÍNTIMA

A vida privada do autor-fotógrafo é revelado com seus personagens. Pessoas próximas, que dividem o dia-a-dia com o autor, são flagrados em momentos íntimos. Esta modalidade não exige a composição de luz ou o que poderia ser notado como “qualidade”. A estética se vale da precariedade e do improviso.

MÓDULO 5: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
- INEXPRESSIVAS

O olhar clínico e distanciado sobre o objeto, funda a estética desta modalidade. O fotógrafo escolhe o objeto a enquadrar, capturando-o da forma mais “crua” possível, como documento ou objeto para a análise, sem envolvimento. Paradoxalmente, o resultado é de uma potente expressividade.

MÓDULO 6: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
- ERA UMA VEZ

A imagem narra. Conta-se uma história através da imagem; apresenta-se um contexto, uma situação; é possível, na imagem, descobrir um roteiro de ações. Esta modalidade exige uma composição minuciosa e um personagem em quadro.

MÓDULO 7: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - REVIVIDO E REFEITO

A citação. De quadros conhecidos, personagens históricos, cenas de cinema marcantes. Recomposição. Identifica-se na imagem, a fonte citada. O autor da foto dentro do quadro ou não. Pode-se utilizar colaboradores ou colocar-se como personagem.

MÓDULO 8: POÉTICAS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: DISPOSITIVOS

Constrói-se um dispositivo de intervenção no mundo para o contexto onde os objetos serão fotografados. A modalidade implica a performance do autor-fotógrafo a fim de disponibilizar os meios de produção fotográfica de forma que escape do seu controle. A produção de imagem será determinada pela dinâmica de funcionamento do dispositivo criado.

Carga Horária: 30 horas-aula divididas em Turma A e Turma B

A escola oferece bolsas de estudo. São duas turmas de seis cegos, que aprendem a clicar e, mais que isso, a compreender a estética contemporânea da fotografia e a liberdade que esta implica: liberdade e inventividade; poética, desafio ao olhar, às formas, às bordas.

São 12 cegos contribuindo com a sua experiência fotográfica para as interrogações sobre as relações entre linguagem, imagem, afeto, memória, fantasia e testemunho.

As aulas serão às quintas e sextas a partir de setembro e contamos com uma equipe de quatro fotógrafos para o suporte da transmissão.

No final de oito meses, realizaremos uma exposição de fotografias impressas em backlight fixadas em cubos de grande dimensão. Serão 32 fotos que contam com curadoria especializada para a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” no Parque Moscoso, em Vitória, no mês de maio de 2023.