top of page

NOVA OFICINA

A segunda oficina da Escola de Fotógrafos Cegos já começou!

​

As aulas são ministradas pela Profa. Dra. Rejane K. Arruda no Ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, em Vila Velha (ES), e conta com a equipe da SOCA Brasil, durante dezesseis encontros, nos meses de fevereiro, março e abril (Primeiro Módulo) e setembro e outubro (Segundo Módulo).

​

Durante as ações formativas é desenvolvida a investigação continuada sobre modos de transmissão das composições visuais, através da descrição de imagem e audio-descrição, e na medida em que o coletivo se vale do arsenal conceitual e procedimentos desenvolvidos na E.F.C.

​

Estímulo à construção de narrativas e análise crítica da própria obra, através do diálogo com outros fotógrafos da Cena Contemporânea e História da Fotografia, apropriando-se de aspectos formais e temáticos, este é o eixo do novo ciclo formativo oferecido na edição “Novos Olhares: Territórios”.

 

A subversão de recursos técnicos tradicionais e a Fotografia como obra; o obrar como limiar de esvanecimento ou despedaçamento do objeto quando se utiliza da imagem borrada ou pouco nítida, estourada ou fora do foco, da marca no negativo, do desenquadramento ou de uma alteração das relações espaciais, propositadamente, para a captura do movimento da vida e a sugestão de seu limiar. 

 

Tiago Santana, Leandro Piñeiro, Claudio Edinger, Robert Capa, Julia Margaret Cameron, Cartier Bresson, Daido Moriyama são alguns dos autores estudados.

bottom of page