COLETIVO
CIA POÉTICAS DA CENA CONTEMPORÂNEA
Coletivo de artistas radicados na Grande Vitória, no Espírito Santo, investiga a poética contemporânea desde 2015 - em diferentes modalidades, incorporando o Teatro, Cinema, Video e Fotografia a sua práxis e dedicando-se à transmissão e inclusão. Vedado o fazer Teatral durante o contexto pandêmico, verticalizou experimentos em Fotografia e Vídeo tomando-as como modelares da perspectiva autoral; e desenvolveu projetos junto a SOCA Brasil, atravessados pela ideia da democratização dos saberes em Arte. Este coletivo traz para a E.F.C. as diretrizes sobre os procedimentos metodológicos, pensamento, busca estética e pesquisa. É o idealizador de "Camera Obscura" - projeto piloto para a fotografia com cegos; "Cena Diversa" - quando a inclusão se estabeleceu como práxis; "Contagio"- a videoperformance junto a jovens em situação periférica; "Gatilho Poético" - Laboratório de Fotografia Contemporânea; "Laboratório de Poética Atoral"; "Fora!" - fotografia de pessoas em situação de rua; e outros projetos.
PROFESSORA E DIRETORA
REJANE ARRUDA
Diretora da Cia Poéticas da Cena Contemporânea e presidente da SOCA Brasil, trabalha com Teatro, CInema, Video e Fotografia. Com doutorado, mestrado e graduação em Artes Cênicas pela ECA-USP e pós-gradução em Cinema pela Estágio de Sá, dirigiu peças, filmes e videos ao longo de 30 anos, trabalhando inicialmente como atriz e descobrindo o lugar de diretora, roteirista e produtora. Sua história com a fotografia tem inicio em 1988 quando trabalhou no laboratório fotográfico da Universidade Federal de Santa Catarina e passou a cobrir show e eventos. Seu olhar é contaminado pela trajetória no Cinema e estudos de Arte Contemporânea, tomando a Fotografia como modelar.
PROFESSORES
FAGNER DE SOUZA
Formado em Artes Cênicas pela Universidade VIla Velha, trabalha com Fotografia, Video e Cinema, como ator, diretor e artista autoral. Atuou no projeto "Fora!" - fotografia de pessoas em situação de rua; "Contagio", "Cena Diversa", "Laboratório de Poética Atoral" e outros.
JULIO GABRIEL
Formado em Fotografia pela Universidade Vila Velha e em Rádio e Televisão pelo CEET Vasco Coutinho, trabalha também com Vídeo, Cinema e Marketing Digital. Aproximou-se da Cia Poéticas da Cena Contemporânea fotografando o espetáculo "Pele" em 2019 e partir de então tem contribuído para a construção de um olhar sobre a experiência fotográfica, problematizando as relações entre técnica e estética.
PROFESSORES-ASSISTENTES
ANA PAULA CASTRO
Formada em Artes Cênicas pela Universidade VIla Velha, trabalha com Fotografia e Vídeo, investigando a perspectiva autoral. Atriz nos espetáculos "Pele" e "Quando Acordar a Cidade", onde atuou como assistente-vidente. A sua relação com a Fotografia se estabelece como práxis articulada aos estudos de Arte Contemporânea na UVV e ao laboratório "Gatilho Poético" da SOCA Brasil e Cia Pooéticas da Cena Contemporânea.
YASMIN TORETTA
Formada em Artes Cênicas pela Universidade VIla Velha, trabalha com Teatro e Cinema, atuando como preparadora de elenco e atriz, e investigando a perspectiva da linguagem autoral. Atriz dos espetáculos "Pele" e "Quando Acordar a Cidade", desde 2019 integra o "Cena Diversa", colaborando com o desenvolvimento de procedimentos e a transmissão de saberes em Artes para Pessoas com Deficiência. A Fotografia se estabelece como práxis através dos estudos de Arte Contemporânea e laboratório "Gatilho Poético" - propostos pela SOCA Brasil e Cia Poéticas da Cena Contemporânea.
ALBERTO CONTARATO
Formado em Artes Cênicas pela Universidade VIla Velha, trabalha com Teatro, Vídeo e Cinema, com ênfase em Atuação, Roteiro e Direção. Diretor do espetáculo "201" e artista da Cia Poéticas da Cena Contemporânea desde 2016, participou dos laboratórios "Gatilho Poético" e "c-o-n-t-a-g-i-o".
CURADORIA
BARBARA BRAGATTO
Investiga as narrativas construídas nos deslocamentos a partir da memória e do corpo. Mestranda em Cinema e audiovisual na Paris 3 Sorbonne-Nouvelle, em parceria com a Stockholm University (Suécia) e Università Ca' Foscari di Venezia (Itália), cursa também sua segunda graduação em Filosofia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou exposições individuais no Museu da Imagem e do Som (SP) e na Galeria Homero Massena (ES), e participou de mostras coletivas, como o 15º Paraty em Foco (RJ), 15ª Mostra de cinema independente ABD (ES), V Mostra de Projeções Fotoativa (PA), entre outras.
PROJETO EXPOGRÁFICO
FLORA SIMON GURGEL
Formada em Arquitetura e Urbanismo, se interessa pela diversidade de possibilidades e na multidisciplinaridade dos projetos culturais. Atua na interseção entre Arquitetura e Artes, interesse que começou durante a graduação e a levou a pesquisar Expografia e o trabalho de museus. Acredita na potência do encontro que essas instituições promovem na cidade, bem como no seu papel educacional na sociedade.
CONSULTORIA
MARCELO PRETTO
Fotógrafo e advogado especialista em Direitos Autorais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), professor de Fotografia e de Direito, presta consultoria jurídica e assessoria contratual a Autores, mais especificamente a fotógrafos. Autor do Livro “Direito Autoral para Fotógrafos”.
ÚRSULA DART
Sócia-diretora da empresa Ladart Produções, diretora de documentários autorais, fotógrafa e produtora executiva de filmes de longa metragem, séries e filmes publicitários. Programadora e realizadora de festivais e mostras de cinema, ministra oficinas e cursos na área. Bacharel em Direito e especialista em Documentário Criativo pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha e mestre em Comunicação e Territorialidades pela UFES (2017).
.
MARCELO FERREIRA
Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, professor, produtor cultural, artista e pesquisador da Cena Contemporânea atuante no Espírito Santo desde a década de 80, foi coordenador da Galeria de Arte do Itaú e idealizador e diretor de coletivos como a Cia Neo-Iaô de Dança e Cia Teatro Urgente.
JOÃO MAIA
Fotógrafo com deficiência visual, idealizador e fundador da Fotografia Cega. João é palestrante e ministra workshops de fotografia, acessibilidade e palestras motivacionais. Participou da Campanha Canon 2019 “Um natal para acreditar”, palestrou no Instituto Moreira Sales/2020,também deu palestra no escritório central Google São Paulo, entre outros lugares) É conselheiro da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Participou de exposições coletivas (nacionais e internacionais) , entre elas a exposição do Brasília Photo Show.( 2018 e 2020). Realizou exposição fotográfica na cidade de Yokohama no Japão em 2019. João é licenciado em história.